Transparent Teal Star ROSICLAIR DA SILVA COSTA: FILOSOFIA

FILOSOFIA

       Compreendemos que a responsabilidade do desempenho escolar do aluno tem relação com o contexto social e com a dinâmica da escola.
       O contexto social da nossa clientela em sua maioria é composta de filhos de funcionários públicos, trabalhadores autônomos e serviços avulsos, caracterizando na sua maioria uma baixa renda.
       A escola como parte integrante do sucesso do aluno reconhece em sua Filosofia a capacidade que o sujeito tem em mudar e melhorar o meio em que vive, se constituindo, como tal, através das suas relações sociais, aprendendo e transformando as formas culturais do seu grupo.
       O principal meio que oferecemos como transformador cultural é o projeto da  escola em período integral que visa oferecer meios de conhecimentos e bem-estar físico inclusive aos portadores de necessidades especiais que participam de todas as atividades oferecidas pela escola e recebem apoio com variação desde a ajuda mínima na classe, assim como, apoio especializado (classe especial e sala de recursos) e pessoal de apoio externo.
        Ampliando este atendimento aos alunos inclusos aos seis anos de idade no ensino fundamental, assegurando-lhes aprendizagem necessária nesta etapa da educação básica.
        É na melhoria da realidade social e da sua interação com o aluno que formulamos e mudamos nossos objetivos, métodos e conteúdos. A partir de então, oferecemos conhecimentos onde o sujeito não age de forma contemplativa, pelo contrário, é sempre estimulado a internalizá-la de forma ativa, através de jogos e trabalhos em grupo. Entendemos que é na atividade prática que as funções psíquicas do aluno se desenvolve.
        Diante do exposto buscamos nos conhecimentos do interacionismo de Piaget, nas relações sociais de Vygotski e na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, os fundamentos básicos para nossa proposta pedagógica que entende que o indivíduo e sociedade não estão dissociados, mas exercem influência recíproca através de tendências individuais.