Transparent Teal Star ROSICLAIR DA SILVA COSTA: Como se divertir e aprender em casa

6 de janeiro de 2012

Como se divertir e aprender em casa


Para afastar seu filho de um mês em frente à TV a receita são os jogos e as brincadeiras. Jogos de cartas e de tabuleiros são divertidos e podem ensinar muita coisa. "Você estimula o raciocínio, mas também aprende a lidar com regras, dificuldade, interagir com os outros e até a perder", diz Luciana Fevorini. Muita gente acha que brincadeira só serve pra divertir, o que é um erro. Na infância, as brincadeiras são uma das principais fontes de aprendizado. "Nelas as crianças podem errar e tentar de novo sem se frustrar. É uma forma dela interagir, aprender a seguir regras, contestar e se expressar", diz Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da faculdade de Educação da PUC-SP DICA: Procure conversar com seu filho sobre o que ele brincou no dia. Dê asas à imaginação dele e estimule coisas novas.

Algumas sugestões de jogos:






Confeccione você mesmo alguns jogos.

Aqui um modelo do jogo de dama:
Materiais:
24 tampinhas de garrafas pet em 2 cores diferentes para cada tabuleiro de damas (lembre-se de que precisa pedir esses materiais com certa antecedência para os alunos); um pedaço quadrado (4 lados iguais) de caixa de papelão; tinta guache em duas cores e pincel; um copo com água para limpeza dos pincéis; lápis comum, borracha, régua, canetinhas (opcional).
Atividade 1: marcando o tabuleiro


Dividir a turma em duplas. Para cada dupla, distribuir um pedaço de papelão cortado em formato de um quadrado, com mais ou menos 30cm X 30cm, que servirá de tabuleiro para o jogo de damas. Pedir que as crianças tracem, na largura aproximada da régua, de um lado a outro do tabuleiro, oito espaços no sentido vertical, de cima para baixo. (aprox. 20min.).

Obs.: é recomendável que tracem o tabuleiro a lápis, permitindo que possam desmanchar, refazer, remarcar, etc.
Atividade 2: ainda marcando o tabuleiro


Fazer os mesmos 8 traços dividindo o tabuleiro, mas, agora, no sentido horizontal, da esquerda para a direita.
(aprox. 5min.).

Atividade 3: decorando o tabuleiro

Com o traçado pronto, com pincel tinta, pintar cada quadradinho de uma cor, intercalando-os tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para facilitar, você pode pedir que as crianças façam alguma marca nos quadros que serão pintados da mesma cor. Os quadros que sobrarem, poderão ficar sem colorir ou poderão ser pintados com outra cor disponível. (aprox. 20min.).

Atividade 4: fazendo as peças


Distribuir 12 tampinhas de garrafas pet de cada cor para cada dupla de alunos. Para tornar o jogo mais divertido, você pode pedir que as crianças personalizem as tampinhas, fazendo desenhos como estrelas, bolinhas, carinhas (tipo smile), etc. Deixe a criatividade das crianças guiar a confecção do brinquedo. (aprox. 20min.).

Atividade 5: jogando o jogo de damas


Trabalhar as regras do jogo de damas com as crianças, começando pela disposição inicial das peças no tabuleiro, sempre utilizando, para os movimentos das peças, uma única cor. Veja na figura:



As regras podem ser encontradas em diversos sites, livros, revistas, etc

fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg


Um comentário: