Transparent Teal Star ROSICLAIR DA SILVA COSTA: 7 de setembro

7 de setembro de 2011

7 de setembro

Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822? Independência do Brasil!
Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.
D.P
edro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.P
edro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Evento de 7 de setembro em Paranaguá
Evento aconteceu no ginásio de esportes Joaquim Tramujas e reuniu centenas de pessoas, dentre elas o prefeito José Baka Filho, secretários municipais, professores da rede pública e pais de alunos. Desfile aconteceria na avenida Maximiniano da Fonseca, mas foi cancelado devido ao mau tempo. 

A chuva impediu a realização do tradicional desfile de 7 de Setembro nesta quarta-feira, na avenida Maximiniano da Fonseca. Entretanto, para marcar a Independência do Brasil, foi realizado ato cívico no ginásio de esportes Joaquim Tramujas, com a presença de centenas de pessoas, dentre elas o prefeito José Baka Filho, diversos secretários municipais, professores da rede pública municipal, pais e alunos das escolas em tempo integral, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira, e o vice-prefeito Fabiano Vicente Elias. Houve execução dos hinos do Brasil, da Independência e de Paranaguá, além de apresentação da Banda Mirim das escolas municipais, Coral Municipal, Orquestra Municipal e apresentação do Colégio Estadual Roque Vernalha e da fanfarra do Colégio Moysés Lupion, de Antonina.

A secretária municipal de Educação, Elvira do Rocio Bezerra Geraldo, destacou a importância da comemoração de 7 de Setembro. “Mesmo a chuva não tirou o brilho de nossa apresentação. Nossas crianças deram show nessas apresentações aqui no ginásio. Gostaríamos de mostrar nossos alunos e os trabalhos realizados por nossos professores a um número maior de pessoas, mas o tempo não nos permitiu. Mas fica aqui essa homenagem ao nosso país por essa importante data”, destacou a secretária, que ainda agradeceu a presença de quem foi ao ginásio para participar do ato cívico.

Ao discursar durante o evento, o prefeito lembrou da importância histórica de 7 de Setembro. “Foi nesta data, há 189 anos, que Dom Pedro, premido pela Corte de Lisboa, deu o que se convencionou chamar de Grito do Ipiranga, ou Grito da Independência. O gesto do príncipe sucedeu a ordem para que os soldados arrancassem os laços com as cores portuguesas, laços do poder e da nossa dependência lusitana. Não foi um brado, mas ele ecoou para a história dos povos como se fosse. Afinal, um novo Brasil começou a surgir a partir daquele momento heróico”, disse Baka.

Independência, na opinião do prefeito, “também é Educação do povo”. “Um país se faz forte pelas escolas que constrói, pelas matrículas que faz, pelos professores que têm. Até algumas décadas o Brasil estava vergonhosamente distante de países como Chile, Argentina e Uruguai, os menos ruins da América Latina. Na verdade, as matrículas eram inferiores às da Bolívia e Paraguai. Isso mudou, e rapidamente. Nenhum outro país latino-americano avançou tanto quanto o Brasil. Isso aconteceu a partir da década de 90. A determinação agora é a qualidade. O Brasil busca a qualidade pela qualificação de seus professores. Essa é uma decisão imperativa em nosso município”, comentou Baka.

Outro ponto destacado pelo prefeito durante o discurso foi a integração entre os órgãos em Paranaguá, buscando sempre melhorar a qualidade de vida do povo parnanguara. “Sou um parnanguara que sonha e meu sonho busca o melhor para a cidade. Sonho ver a cidade integrada. Sonho que haja complementaridade de decisões entre porto/cidade e cidade/porto. Sonho com o Terminal de Passageiros e com o Porto Municipal no Embocui. Tudo isso vai compor organicamente um só corpo, uma alma única, independente. Porque independência para os parnanguaras também é isso”, discursou Baka. Jornalista: Osvaldo Capetta 

Texto retirado de http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias.php?noticia_id=2638



















Nenhum comentário:

Postar um comentário