Transparent Teal Star ROSICLAIR DA SILVA COSTA: Projeto MUTIRÃO DA ESCRITA

13 de outubro de 2011

Projeto MUTIRÃO DA ESCRITA

Projeto
MUTIRÃO DA ESCRITA




     “A preocupação básica é levar o aluno não apenas ao conhecimento da gramática de sua língua, mas, sobretudo, ao desenvolvimento da capacidade de refletir, de maneia critica, sobre o mundo que o cerca e, em especial, sobre a utilização da língua como instrumento de interação social – isso é feito mediante a compreensão, a análise, a interpretação e a produção de textos verbais.” ( Cazarin -1995, p.5-6)


     No dia 03/10 ficou decidido que o professor começaria a trabalhar com produção de texto, dois textos por semana, individual ou coletivo de acordo com a realidade de sua turma, esses textos devem ser reestruturados com o objetivo de melhorar a escrita do aluno, como também prender e encontrar  ideias originais e criativas.
Sugestões de produções de texto: Propagandas, anúncios, descrição, acrósticos, poesias, charge, tira, diálogo, receitas culinárias, bulas de remédios, história em quadrinhos, cartas, bilhetes, produção através de visualização,quebra-cabeça de texto, paródia, etc..


5 dicas de aulas criativas para produção textual

1 - Palavras e músicas
     Escolha 7 palavras interessantes,porém com significados diferentes. Como, por exemplo: viagem, amor, violência, mesa, dança, cinema, namoro.
Escolha uma música para cada palavra.
Escreva a palavra no quadro enquanto a música toca e, nesse período, os alunos escreverão tudo que pensarem a respeito.
Dependendo do objetivo do professor e da faixa etária da classe pode-se solicitar que cada palavra dê continuidade ao texto ou não.
2- Confusão
     Escreva um pequeno texto bastante confuso, sem pontuação e de difícil sentido. A proposta é que os alunos reescrevam o mesmo texto dando-lhe um sentido.
Cabe ao professor combinar com a classe se podem ou não ser acrescentadas novas palavras.
3 - De bula a texto literário ou poesia
  Solicite aos alunos que levem uma bula de remédio. Proponha que leiam a bula e transformem-na em um texto literário ou em uma poesia usando toda sua imaginação.
Todos os textos devem ser apresentados ao grupo e discutidos.
4 - Revistas e Jornais
   Divida a classe em grupos e distribua revistas e jornais velhos. Proponha que recortem palavras, frases e imagens e coloquem-nas dentro de um envelope.
Os envelopes são trocados e cada grupo terá que organizar um texto com as palavras, frases e imagens que receber.
Cabe ao professor decidir que gênero textual e adaptar ao nível de sua classe, alunos menores podem criar frases, por exemplo.
5 - Texto humorístico
    A pontuação é um aspecto importante na estrutura de uma piada, porque dá o ritmo e marca as pausas que darão o sentido do texto.
  Apresente um texto humorístico no quadro-negro sem nenhuma marcação gráfica, como ponto, maiúscula, travessão, parágrafo etc.
Peça aos alunos para que, em duplas ou trios, reescrevam o texto, pontuando-o.
Após socializar para toda a turma as diversas possibilidades apresentadas pelos diferentes grupos, promova um debate sobre a melhor forma de pontuar o texto.
   Dessa forma, os alunos se divertem e conseguem entender com bom humor a importância dos pontos e das vírgulas no texto e, com isso, encontram mais facilidade na hora de escrever os próprios textos.


FONTE http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/dicasproducaotextual.htm


                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário